Quantidade de Páginas visitadas

J U B I L E U ! ! !
Colégio Estadual Paraná- E.F.M.P: 50 anos



“ Uma História que dá o que pensar”



O ano de 2012, iniciamos sob o impacto de uma história de “ 50 anos”que nos precede a responsabilidade de continuarmos escrevendo uma “nova historia” no campo educacional do campo educacional do Colégio Estadual Paraná EFMP de Loanda.

Celebramos o “tempo” e o “espaço” do colégio. “Tempo” que se faz história ( memória agradecida) é “espaço” que se faz encontro (inúmeras presenças deixaram aqui suas pegadas: diretores, educadores, alunos, famílias...)

Para resgatar a memória histórica do Colégio Paraná, os alunos do 2º Ano A, juntamente com o professor Isaque Marques da Silva, montaram um projeto de entrevistas com ex diretores; vice- diretores, ex professores, ex alunos e com os atuais. De início pensávamos em algo simples, mas o trabalho expandiu-se em grandes proporções, encantando os alunos, estendendo também às equipes pedagógicas e administrativas, pais de alunos e comunidade escolar. O professor Isaque e, alunos 2º A, e 4º A, pesquisaram e trouxeram para conversar com alunos: A 1ª diretora do Colégio, a professora Terezinha da Silva de Oliveira, hoje residente em Rolândia. Ela veio com o seu esposo Theobaldo Tiago de Oliveira promotor da cidade de Rolândia, com suas filhas: Susimara, promotora na cidade de Paranavaí que realiza junto à comunidade local o projeto de combate às drogas, colocando-se à disposição para iniciar aqui, o projeto, com assistência constante. A outra filha Lilian é formada em Ciências, trabalha com a preservação do meio ambiente. A ex- primeira diretora trouxe em pendrive as fotos de Loanda, da sua época e disponibilizou-as aos alunos. Em seguida de 23/07/2012 à 10/10/2012 continuaram as palestras, conversas informais e entrevistas com os ex-alunos, ex- professores, ex-diretores, ex-professores e vice diretores:

Olga Visani- professora 1962.

Leonor Maschieto como ex-aluna, ex-professora:

Antônia Vieira – ex- professora

Rejane Aparecida Costa ex- professora

Maria de Lourdes Neves Olsen -ex diretora, e foi a primeira diretora a ser eleita por voto através da lista tríplice,e designada como diretora no dia 03/08/1983 a 01/01/1987,e o vice diretor Sr. Etianete Alves de Souza. Amália Rebert Munhoz, ex-pedagoga; Célia Esmeralda de Melo -ex-secretária, vice-diretora e ex- diretora. Ela fez homenagem póstumas a diretora Maria Aparecida Neves Leite, falecida em 08 de março 2006; Matilde Genésia Magalhães ex-professora; Maria de Lourdes Garbelini Said, diretora de 1976 a 1979. Terezinha Santos Palma, ex- professora alfabetizadora ex- diretora e atual pedagoga; Cássia Rodrigues ex- professora; Rosi Biadola Silva, ex-professora, vice-diretora e diretora, Jeferson Lessandro F. Martinez ex- professor e diretor; Cleder Mariano Belieri, ex-professor, vice-diretor, ex- diretor. Diretores atuais Ademir Antonio Saravali e Maria Donata Senise; Elaine Beltramini, ex- aluna e ex- professora, Andréia B. Martins, ex-aluna, professora de arte cursando o ( PDE); Angélica U. Requena Roque ex- professora, Maranilde O. Alves- ex- professora; Gérson Beltramini- ex-professor, ex- vice diretor e diretor; Milza S. Araújo, ex-aluna e atualmente é funcionária como Agente I atuando desde 1986..

A maioria dos entrevistados convidados apresentaram slides, fotos e vídeos, os fatos interessantes que marcaram, atos festivos e registros importantes de suas épocas.

Esta História de “50” anos, torna-se para nós, o espelho, no qual nos vemos e passamos a compreender melhor o sentido e a missão de uma escola pública para o mundo contemporâneo. Aprendemos com a espiritualidade dos entrevistados a ler a história de uma maneira diferente e instigante.

Cremos na força evocativa e transformadora da história. Encontra-nos com a história do colégio, significa também deixar-nos questionar, iluminar e mobilizar por ela. Com isso, reiniciamos um novo caminho de aventura que consiste não só em receber e celebrar a história dos “50 anos “ do Colégio Paraná, mas atualizá-la, reescrevê-la, confirmá-la...

Ao celebrar os “50 anos” do Colégio Estadual EFMP, revemos a “memória” de uma história marcada presenças, sonho, desafios, transformações... Um Colégio sem memória não faz história.

Já temos “ raízes profundas”, numa história educativa, agora temos capacidade para ir além, para alturas desafiadoras, para outros horizontes... acolhendo as riquezas do tempo presente e apresentando respostas criativas aos desafios que nos cercam. Nossa história pode ser poderosa, motivadora de mudanças; ela nos levanta quando estamos dispersos e sem direção; ela não é apenas relato do passado, mas parte viva do que somos agora.

Este é o desafio, para nós educadores e familiares da comunidade” Colégio Estadual Paraná EFMP”: a “ memória agradecida” daqueles que precederam, é impulso para a escrita de uma “história diferente”.

A esperança e o entusiasmo dos nossos antecessores vêm, habitar nosso interior,fortalecendo e nos alegrando diante do que celebramos. Este é o encontro vivo da “história” celebrada com o compromisso de construção da “ nova história”, celebrada com o compromisso de construção da “ nova história”, mais ousada e mais criativa e original.

Que o Senhor Nosso Deus, continue abençoando toda a comunidade educativa do Colégio Estadual Paraná EFMP.
A DIFÍCIL QUESTÃO DO USO DAS DROGAS




Os alunos da 8ª Série matutino deste Estabelecimento de Ensino, tiveram uma palestra com o tema "Drogas", orientados pela Professora Renata Amaral Alvim Cancelli e tendo como colaboradores a equipe do Sistema Prever.

Festa Julina
A festa julina do Colégio Estadual Paraná – E.F.M.P. foi muito animada. Os alunos se divertiram muito em uma mistura de músicas tradicionais com a estréia da Rádio Escola. As barracas temáticas, brincadeiras e danças deram um charme especial e fez com que alunos e convidados sentissem o verdadeiro clima desta maravilhosa festa.

Durante a festa também foi feito um bingo com brindes doados por professores e funcionários, o que engrandeceu a festa e fez dela um momento especial entre amigos e família.

Como toda grande festa, o Arraia do Colégio Paraná, contou com as tradicionalíssimas barracas da pescaria, jogo da lata e com brincadeiras como boca de palhaço, cadeia, além das comidas típicas e a beleza da Quadrilha.

Contando com a presença dos alunos e seus familiares, a festa se desenrolou num clima de alegria e descontração.

As grandes atrações foram as quadrilhas dos alunos de todas as turmas, inclusive a dos professores e funcionários.

Para os alunos da Educação Profissional que encerram o semestre, esta festa veio a confirmar que ser aluno desta escola é uma opção que não se acaba com a formatura, mas sim nos une para toda a vida.

A presença de todos: alunos, ex-alunos, pais, professores e funcionários, em muito nos honrou e trouxe imensa felicidade a toda a comunidade do Colégio Paraná.



Parabéns a todos os que participaram, colaboraram e não mediram esforços para o êxito da festa.


RÁDIO ESCOLA
O projeto Rádio na Escola, tem como objetivo, formar produtores de mídia, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias de comunicação que podem ajudar no processo educativo dos alunos e na integração entre escola e comunidade.Envolvendo os alunos da escola, a novidade surgiu a partir do recurso PDE, criado em 2009 na gestão da diretora Rosi Biadola Silva, visa aproximar os alunos da música e ajudá-los a ampliar o repertório musical. Todos os dias, na hora do intervalo das aulas, são eles que escolhem as canções que querem ouvir e também aprendem a mexer na aparelhagem de som com orientações da professora Luciana Mazali.

 

Para o diretor Cleder Mariano Belieri, as atividades da rádio na escola vão acrescentar pontos positivos ao trabalho pedagógico da escola. Além de ajudar os alunos a ampliar o vocabulário, a rádio escola vai desenvolver também a criatividade e a segurança para que eles se coloquem em diferentes situações. 
ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL AGITA A ESCOLA!


   O Colégio Estadual Paraná – EFMP está em pleno clima eleitoral com a eleição da nova diretoria do Grêmio Estudantil – GEPAR que aconteceu no dia 21/03/2011.


   Após palestras sobre o tema, dinâmicas de grupo e reflexões sobre o assunto “eleições”, visando preparar os alunos para a responsabilidade de escolher seus representantes futuramente, foi organizada a eleição, para qual se inscreveu apenas uma chapa.

O Professor Isaque Marques da Silva, foi o coordenador da eleição do Grêmio, montando as regras da eleição e fiscalizando todo o processo eleitoral. Segundo o professor a eleição é uma maneira de incentivar os alunos a se interessar por questões ligadas à política e cidadania.

Os alunos são incentivados a se organizar, montar suas propostas e usar sua criatividade para garantir o apoio dos demais.

Entre as propostas da chapa participante da eleição, a criação de uma “rádio escolar” , pretendem criar um serviço de som interno no prédio da escola para transmitir música e informações antes do início das aulas e nos intervalos de recreio, além de competições esportivas, realizações de palestras sócio-educativas sugeridas pela direção, professores e funcionários da escola.

Com 90% de aprovação, advindos dos votos de 438 alunos de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio, foi eleita a nova diretoria do Grêmio Estudantil da Escola, sendo apenas 42 votos nulos e 04 brancos.






PATRULHA ESCOLAR COMEMORA SEU 3º ANIVERSÁRIO!
O Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) completou três anos, neste sábado, dia 19/03/11 e para simbolizar este dia o Colégio Estadual Paraná recebeu no dia 18/03/11 os policiais que representam esta instituição para homenageá-los com uma placa de agradecimento pelos serviços prestados à nossa comunidade. A escola recebeu também a presença da coordenadora da patrulha escolar no NRE de Loanda, professora Sonia Solange Casarin.






A Patrulha desenvolve trabalho de prevenção e repressão à violência nas escolas estaduais, junto aos pais, alunos, professores e funcionários.

De acordo com o comandante do BPEC, tenente-coronel Douglas Dabul, os policiais e funcionários da Secretaria da Educação elegem um tema por ano para trabalhar com os alunos e professores. Neste ano, o assunto será “Vizinhança escolar segura”, para formar parceria contra a violência dentro e fora do ambiente escolar.

Destacamos a importância da participação dos alunos que aqui estão representados pelo Grêmio Estudantil do Colégio - GEPAR.
GRÊMIO ESTUDANTIL
Caros Alunos fiquem atentos e não deixem de participar da nova eleição do Grêmio Estudantil - GEPAR.

A eleição será no dia 21/03/2011, nas dependências do Colégio Paraná.

Participe!

ENEM 2010
Atenção alunos, o código da escola necessário para ter acesso a sua inscrição do ENEM é o seguinte:

41001257



Boa Sorte !



Qualquer dúvida entre em contato na secretaria da escola ou pelo fone 3425-2027.

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito